PDF  | Imprimir |

Breve resumo histórico da Escola/Agrupamento



Esta Escola passou por várias fases, à medida que se foi consolidando o seu processo de crescimento.

Foi o curso Oficial da Telescola que deu origem a um período de estudos mais longos e possibilitou que os alunos da região seguissem na sua terra, a escolaridade obrigatória. Funcionava então, no antigo Seminário da Consolata, hoje Lar da Terceira Idade.

Em 1970 surgiu a Escola Preparatória Dr. Daniel de Matos, em instalações provisórias, em frente ao antigo Hospital. Foi aí que se iniciou o Ensino Unificado.

Em 10 de Novembro de 1984 inauguram-se as actuais instalações com a designação da Escola Preparatória de Vila Nova de Poiares e em 1985/86 passou a designar-se Escola C+S.

Em Julho de 1998 esta Escola passou a designar-se “EB2,3/S Dr. Daniel de Matos”.

No ano letivo de 2001/2002 passou a ser sede do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho de Vila Nova de Poiares.

O Agrupamento de Escolas do Concelho de Vila Nova de Poiares surge no seguimento da constituição do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho, conforme Protocolo celebrado em 28 de Fevereiro de 2000, no Salão Nobre da Câmara Municipal e em que foram intervenientes os Estabelecimentos de Ensino do concelho, a então Delegação Escolar, a Autarquia, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e o Centro da Área Educativa de Coimbra e homologado por despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Educativa de 30/05/2000. Teve por base o disposto no Decreto-Lei 115-A/98, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 24/99 de 22 de Abril, que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como dos respectivos agrupamentos.

Inicialmente faziam parte do Agrupamento 9 Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 4 Jardins de Infância. Hoje, o Agrupamento é constituído por 3 Centros Escolares com 1.º CEB e Jardim de Infância, distribuídos por 3 freguesias do concelho: Santo André de Poiares, Santa Maria de Arrifana e São Miguel de Poiares .