O Plano Anual de Atividades assume-se como o instrumento de planeamento e execução que possibilita operacionalizar com maior objetividade o Projeto Educativo do Agrupamento, definindo, em função deste, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades procedendo à identificação dos recursos necessários à sua execução.
O Plano Anual de Atividades constitui-se, assim, como um instrumento de organização e gestão das atividades educativas curriculares e não curriculares que a Comunidade Escolar e Educativa pretende dinamizar ao longo do ano letivo, sendo resultado da participação de todos os elementos da comunidade, com compromisso e corresponsabilização, visando a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo, pretendendo alargar as experiências educativas, para além das atividades curriculares, a outros contextos e ambientes educativos. A diversidade de estratégias delineadas dá corpo à ideia de que, o papel da Escola está muito longe de se esgotar dentro da sala de aula e de que a aprendizagem, nas suas diversas vertentes, pode e deve ocorrer sob as mais variadas formas e em diferentes contextos, por forma a enriquecer o processo ensino/aprendizagem.