Uma comunidade inclusiva, inovadora e inspiradora, reconhecida pelas relações humanas e institucionais que é capaz de estabelecer nos diferentes contextos nacionais e internacionais, assim como pela capacidade de potenciar oportunidades, promover e valorizar as aprendizagens e o ensino num forte compromisso com o meio.
Um projeto assente na solidariedade, excelência, inovação, sustentabilidade e na inclusão, em sintonia com a evolução do conhecimento, dos meios tecnológicos e das ambições e expectativas dos NOSSOS alunos.
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida. O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. Assista ao vídeo "What is EQAVET?" aqui. Coordenadora: Professora Carminda SantosOutras informações: www.eqavet.eu Testemunhos dos Alumni Tiago Silva, Fábio Santos e André Santos: https://youtu.be/6cC5ECK96MU
Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) No Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) estão definidos um conjunto de objetivos e ações a concretizar, durante o seu período de vigência, nas áreas/dimensões definidas como prioritárias, partindo dos resultados obtidos nos diagnósticos da SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies) e que mais se adequam ao Agrupamento de Escolas (AE).O PADDE centra-se nos desafios de aprender do séc. XXI, nomeadamente num ensino e aprendizagem focados no aluno e metodologias mais ativas e reflete sobre a utilização crítica do digital.A Educação Digital assenta em duas perspetivas: a utilização pedagógica das tecnologias digitais para apoiar/melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação e desenvolver competências digitais nos professores e alunos.Na conceção do PADDE a escola teve por base os documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia o DigCompEdu e DigCompOrg, no âmbito dos quais se desenvolveram as ferramentas de diagnóstico: Check-in e SELFIE, respetivamente. O DigCompEdu permitiu aos docentes auto-percecionar as suas competências digitais e o DigCompOrg permitiu obter informação acerca das práticas pedagógicas e organizativas com o digital, interligando estas duas áreas é possível uma visão global que contempla os dois diagnósticos realizados.No PADDE estão definidas as metas e planeadas as ações para a sua concretização, bem como mecanismos de monitorização para aferir o progresso e verificar os resultados – fatores fundamentais para o sucesso da escola. Tem em conta as diversas áreas curriculares e integra todos os alunos num processo de inclusão, promovendo as competências digitais: utilizar pedagogicamente as tecnologias digitais para apoiar e melhorar o ensino e a aprendizagem; desenvolver competências digitais quer nos alunos quer nos professores e promover a cidadania digital.A partir dos documentos de referência anteriores foram propostas três dimensões na elaboração do PADDE que integram transversalmente o digital: organizacional, pedagógica, tecnológica e digital. Equipa PADDE:Eduardo Sequeira (Diretor do Agrupamento)António Amado (Subdiretor do Agrupamento)Daniel Figueiredo (Responsável pelo Centro de Recursos Tecnológicos do Agrupamento)Patrícia Marques (Técnica de Informática)Elsa Abrantes (Professora Bibliotecária) Monitorização do PADDE: Visitar página
O Agrupamento dispõe de 3 Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE). No CiênciArte, destinado às crianças da educação pré-escolar, as crianças poderão experienciar diversas atividades em que as Ciências e as Artes estão em permanente diálogo e interação. No 1.º CEB irá funcionar o Clube de Programação e Robótica, que tem como objetivo o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional e à literacia digital. Na Escola sede, o Clube de Ciência Viva é um espaço de ciência aberto, de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas. Estes Clubes potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, assentes em parcerias sólidas com instituições de reconhecido mérito, como o Exploratório Ciência Viva de Coimbra, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra ou o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, entre outras. Agrupamento no site da Rede Nacional de Clubes de Ciência Viva: Visitar página Coordenadores:Albertina Ramos - Educadora (Educação Pré-Escolar)Patrícia Marques - Técnica de Informática (1.º CEB)Paulo Vasco Pereira - Professor (2.º/3.º CEB e Ensino Secundário) Horário de funcionamento: 3.ª feira | 15h30 - 17h00 | Sala D5Professor responsável: Paulo Vasco Pereira Evidências:Padlet (Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos) Visitar páginaClube CiênciArte (Pré-Escolar): Visitar páginaClube de Programação e Robótica (1.º CEB):2022/2023 - Visitar página2023/2024 - Visitar página2024/2025 - Visitar páginaestamos a participar na #EUCODEWEEK, semana europeia da programação com as atividades do clube (14 a 27 de outubro de 2024) - Visitar página
Blogue de Cidadania e Desenvolvimento
Processo de candidatura à Bolsa de Mérito 2024/2025
Não existem eventos
Clubes/Projetos . Outros Clubes/Projetos
A Organização Mundial de Saúde definiu em 2009 como Escola Promotora da Saúde (EPS) "uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A EPS é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde". Baseado neste conceito, a Direção-Geral da Educação definiu o novo Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), que foi homologado por despacho do Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário em 3 de setembro de 2014, com enfoque nas seguintes áreas:Saúde Mental e Prevenção da Violência;Educação Alimentar;Atividade Física;Comportamentos Aditivos e Dependências;Afetos e Educação para a Sexualidade.Neste contexto, o PES (Programa de Educação para a Saúde) no AEVNP é implementado em articulação com o Projeto Educativo da Escola, dando continuidade ao trabalho desenvolvido, numa lógica de transversalidade e transdisciplinaridade, adequada aos diferentes níveis etários, dinamizada em articulação com o Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares e, sempre que possível, em colaboração com entidades externas. No âmbito da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania surge a componente de Cidadania e Desenvolvimento, como área de trabalho transversal, de articulação disciplinar, com abordagem de natureza interdisciplinar, onde o domínio da Saúde é obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade, cabendo à escola aprovar a sua Estratégia de Educação para a Cidadania. Esta nova área será muito importante na concretização de ações de apoio ao crescimento e ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos, visando igualmente a promoção da saúde e a prevenção de comportamentos de risco (artigo 21, ponto 5, e) do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho). Foi atribuído ao AEVNP o SELO ESCOLA SAUDÁVEL 2021-23 - Nível avançado. Conheça aqui o mural de Educação para a Saúde. Coordenação: Professora Ana Paula Lucas Ferreira
Centro de Atividades Tempos Livres (CATL):No CATL, as crianças e jovens podem, de forma orientada e protegida, desenvolver uma aprendizagem prática de vivências e experiências, promovendo e enriquecendo o crescimento das relações interpessoais e de grupo, preparando-os para a sua inserção num mundo repleto de constantes desafios e tentações. Objetivos:Educar e promover o desenvolvimento intelectual, psicológico físico e afetivo de todas as crianças e jovens, proporcionando uma melhor interação social.Incutir junto das crianças e jovens os valores essenciais ao desenvolvimento humano consciente, de proximidade e respeito pelo próximo. Valores de Solidariedade, Humanização, Profissionalismo, Compromisso, Transparência, Caridade, Universalidade e Criatividade, procurando assim, crescer e fazer “Crescer com Sentido”. Destinatários:O CATL é destinado a crianças e jovens frequentadores do ensino básico 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, que tenham idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos e não careçam de um acompanhamento especializado. Coordenadora:Daniela Carmo Horário de funcionamento:2.ª a 6.ª feira | 09h.30 - 17h.30 | Sala C10 - em tempos letivos.2.ª a 6.ª feira | 09h.00 - 17h.30 | Sala C10 - interrupções letivas. Contacto:atl23poiares@caritascoimbra.pt Atividades:• Dinâmicas individuais e de grupo com vista à aquisição de competências pessoais e sociais• Sessões de sensibilização e prevenção• Atividades desportivas• Jogos didáticos• Atividades de férias• Festas temáticas• Encontros Inter – CATLS• Workshops e ateliers em diferentes áreas• Visitas e passeios• Convívios• e muito mais …